Em qualquer área de interesse dos investidores, a tecnologia demonstra um amplo poder de transformação. E no ramo dos imóveis, não seria diferente. A tecnologia no mercado imobiliário, por meio das novas ferramentas e das soluções digitais, demonstra, dia após dia, que chegou para ficar.
Neste texto, você vai entender melhor como a tecnologia no mercado imobiliário impacta positivamente o cotidiano dos moradores e dos investidores. Entenda mais as ferramentas, a possibilidade de visitas virtuais e os benefícios da geolocalização. Além disso, saiba qual é o futuro da tecnologia. Leia com atenção!
A importância da tecnologia no mercado imobiliário
No passado, a busca por imóveis demandava um tempo enorme. Afinal, os investidores ou os futuros moradores deveriam fazer consultas em anúncios impressos, além de visitas físicas. Com as novas soluções tecnológicas, isso mudou, tornando o processo simples e prático.
De forma mais clara, na atualidade, compradores e locatários podem acessar inúmeras opções de imóveis on-line, salvar suas buscas e receber notificações de anúncios. Ainda, podem ter uma comunicação rápida com os corretores. Nesse sentido, a negociação de casas e de apartamentos é facilitada.
Ferramentas digitais no setor de imóveis
Uma das maneiras mais inovadoras que a tecnologia no mercado imobiliário permitiu, por exemplo, foi a agilidade nas transações. Isso se dá especialmente pelo uso de ferramentas digitais que não demandam deslocamento para coletar assinatura de documentos.
Nesse sentido, a assinatura digital em contratos imobiliários permite que os vendedores e os compradores assinem de qualquer lugar do mundo, de forma válida legalmente.
Visitas virtuais e a experiência imersiva
Atualmente, com o uso da AR (realidade aumentada) e da VR (realidade virtual), você pode realizar visitas virtuais nos imóveis. Assim, sem sair de casa, você consegue verificar um imóvel de forma imersiva, até mesmo em 360°, antes de visitá-lo pessoalmente.
A evolução das casas inteligentes
A funcionalidade dos imóveis garantiu um nível ainda maior de eficiência às residências. Nesse sentido, as casas inteligentes estão cada vez mais conectadas aos smartphones e às assistentes virtuais, que controlam sistemas de segurança — inclusive com QR Codes como chave —, temperatura, iluminação, entre outros aspectos.
Ainda, a importância da tecnologia para esse tipo de residência está atrelada à sustentabilidade. Isso porque é possível economizar recursos com a automação, delimitando, por exemplo, comandos de voz e horários para que as luzes sejam apagadas ou acendidas.
Geolocalização e big data: personalização e precisão
Outras grandes inovações quando o assunto é tecnologia no mercado imobiliário são a geolocalização e o big data. Com a geolocalização, os compradores podem encontrar a localização exata do imóvel na cidade, verificando se há escolas, hospitais, supermercados e outras facilidades nas redondezas.
O big data, por outro lado, ao reunir dados para identificar as tendências do mercado imobiliário, consegue prever a variação dos preços e sugerir os momentos adequados para que os imóveis sejam comprados. Sendo assim, as suas negociações podem ser mais precisas e estratégicas.
Qual é o papel da tecnologia na valorização dos imóveis?
Para quem está de olho em investir em imóveis, a tecnologia é uma excelente aliada, sendo responsável por elevar o valor de negociação. Compradores querem viver em imóveis que não só tenham móveis de alto padrão, mas também as facilidades que eles permitem.
Pense, por exemplo, em não precisar de chaves, destrancando as portas de seu apartamento utilizando reconhecimento facial, digital ou um QR Code? Ou automatizar as lâmpadas do imóvel para que elas sejam acesas com o pôr do sol e apagadas com comando de voz?
Certamente, com a tecnologia, você conseguirá vender ou gerar renda passiva por meio de aluguéis a valores muito acima do mercado, para um público ainda mais qualificado e selecionado.
O futuro do mercado imobiliário com soluções tecnológicas
Já que as ferramentas tecnológicas estão em constante desenvolvimento, o mercado imobiliário tem excelentes perspectivas. Com a integração da IA (inteligência artificial), do blockchain e da IoT (Internet das Coisas), o futuro tende a ser ainda mais inovador para o setor.
A IA, por exemplo, permite prever as tendências mercadológicas de acordo com o perfil do investidor. Já o blockchain consegue analisar as minuciosidades, validando a transparência nos processos de negociação. A IoT, por sua vez, otimiza a integração entre casas e dispositivos, trocando informações em tempo real.
Conte com a Felicità Imóveis para investir sem errar!
Um fato não dá mais para negar: a tecnologia no mercado imobiliário é uma realidade inquestionável, consolidada. Seja para realizar a busca por imóveis, seja para assinar contratos ou para visitar os imóveis de forma remota, as ferramentas disponíveis ampliam as possibilidades de investidores e compradores.
Com base no desenvolvimento proporcionado pela tecnologia, certamente o mercado imobiliário se tornará cada vez mais dinâmico e competitivo. E isso é bom para quem quer comprar sem errar. As experiências de pesquisa se tornam muito mais personalizadas para quem busca conforto e qualidade de vida no novo lar.
Se você está procurando um imóvel de alto nível, com tecnologia aplicada, no litoral de Santa Catarina, a Felicità Imóveis vai facilitar a realização do seu sonho. Veja em nosso site as melhores opções de apartamentos em Balneário Camboriú e em Itajaí, na Praia Brava!
- Artigo Anterior Noite em Balneário Camboriú: um guia para todos os gostos