Ao mudar de casa, depois de finalmente fechar o negócio com a imobiliária, é hora de começar a organizar seus itens. Esse pode ser um processo bastante delicado, principalmente pelos desafios de planejamento.
A boa notícia é que existem muitas dicas de mudança que podem tornar esse processo mais simples e prático. Com elas, você consegue otimizar seu tempo e aproveitar a casa nova o mais rápido possível.
Se você ficou animado, acompanhe este artigo até o fim. Confira as principais recomendações da Felicità Imóveis para quem pretende se mudar para uma nova casa ou apartamento!
1. Desapegue
Afinal, por onde começar uma mudança de casa? A primeira dica é praticar o desapego. Na hora em que estiver empacotando suas coisas, você perceberá que tem muito mais itens do que se lembra e de que realmente precisa.
Sendo assim, faça uma limpa geral no imóvel, avaliando tudo o que tem. Divida seus pertences em itens para doação, para jogar no lixo e para levar para a casa nova. Com isso, você abre espaço para outras coisas e evita perder tempo com o que não utiliza mais, mas acaba guardando por apego.
2. Meça os móveis e as entradas da casa nova
Outra tarefa importante durante a mudança de casa é medir os móveis e as entradas da nova residência. Quando as pessoas se esquecem de tirar as medidas, isso pode gerar um stress muito grande.
Então, meça todos os móveis e eletrodomésticos, como sofá, geladeira, máquina de lavar, mesa, cama, guarda-roupa, fogão, estante, entre outros. Dependendo do objeto, você pode vender e comprar outro de tamanho mais adequado para a sua nova cozinha ou os demais cômodos.
Depois, meça as entradas da casa nova, como portas, janelas, elevador e escadas. Com isso, saberá se todos os pertences podem ser levados para o novo local da forma tradicional, ou se será necessário contratar uma empresa para realizar o içamento de determinados itens, caso o imóvel seja um apartamento pequeno, por exemplo.
3. Comece pelos cômodos que menos utiliza
Ao colocar a mão na massa e dar início ao empacotamento para mudar de casa, comece pelos cômodos e itens que menos utiliza. Por exemplo, você pode embalar primeiro os jogos de xícaras e itens de lavanderia que não usa no dia a dia, alguns documentos do escritório, as roupas de outras estações etc.
Isso facilita tarefas como organizar a mudança e planejar o realocamento dos pertences. Como você sabe que não se esquecerá dos itens mais importantes, pode deixá-los por último. Dependendo do caso, é possível até mesmo ser levá-los em uma mala de mão.
4. Etiquete todas as caixas e pacotes
Uma tarefa simples, mas que pode ajudar muito em como fazer uma mudança de casa organizada, é etiquetar todas as caixas e pacotes. Assim, quando você chegar à nova casa, não precisará abrir todos de uma vez para saber o que tem dentro. Vá abrindo aos poucos, pegando somente aquilo de que realmente precisa.
Para deixar ainda mais organizado, você pode etiquetar com cores diferentes, conforme os cômodos, ou enumerar cada caixa para seguir a ordem de abertura, estabelecendo prioridades.
O mais importante, ao mudar de casa, é encontrar uma forma que fique fácil de identificar e entender quando chegar em seu novo lar. Com isso, você consegue agilizar o processo e evitar muita bagunça.
5. Defina a empresa de mudança
Devemos lembrar, ainda, que existem diferentes empresas para auxiliar as pessoas na mudança. Você pode contratar uma que faça apenas o transporte — o empacotamento fica por sua conta. Isso é muito vantajoso, especialmente se quiser economizar e tiver tempo disponível.
Por outro lado, existe também a opção de contratar uma empresa de mudança que realiza todo o processo. Ela está envolvida em tudo: empacotamento dos pertences, transporte e organização na casa nova.
Obviamente, esse serviço é uma opção mais cara — mas pode valer a pena para muitas pessoas pelo conforto. Ao mudar de casa, pesquise e compare os preços e as avaliações entre essas prestadoras de serviços de mudanças.
6. Lembre-se de cancelar os serviços e contratar os novos
Outro ponto importante é trocar o endereço de entregas recorrentes, como compras de supermercado on-line, assinaturas de revistas, dados de correspondências e afins, para que sejam destinados à nova residência.
Além disso, certifique-se de cancelar serviços de água e luz na hora certa, tanto para evitar cobranças desnecessárias quanto para garantir o conforto dos moradores até o último momento. Lembre-se de solicitar a ativação em sua nova casa também.
7. Vá aos poucos
Por fim, mas não menos importante, não deixe tudo para última hora. As chances de sofrer com estresse são muito maiores. Sendo assim, logo que definir que vai se mudar, já pode começar a empacotar algumas coisas.
Pode fazer tudo com calma, prevenindo muita bagunça e situações desnecessárias, como esquecer algum item ou até mesmo quebrar uma peça importante devido à correria.
Conte com a Felicità Imóveis para encontrar a sua nova casa!
Com as dicas do post de hoje, mudar de casa será um processo muito mais simples. Afinal, o planejamento e a organização são a chave para evitar estresses e garantir que tudo aconteça como o esperado.
Conte com a ajuda da Felicità Imóveis também para encontrar a casa dos sonhos! Você irá se surpreender com opções confortáveis de coberturas e apartamentos, inclusive com vista para o mar, em Balneário Camboriú e na Praia Brava.
- Artigo Anterior Comprar imóvel para alugar vale a pena? Uma análise completa
- Próximo Artigo Home resort: luxo e conforto sem sair do condomínio