Todos os dias, os noticiários trazem enormes desafios ambientais que a sociedade enfrenta. Sendo assim, o setor imobiliário tem grande responsabilidade. A sustentabilidade na construção civil demonstra a reestruturação pela qual o setor tem passado nos últimos anos.
Dados do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável) revelam que quase 75% dos recursos naturais são consumidos por esse setor. Assim, é preciso saber como aplicar a sustentabilidade na construção civil. Esse tipo de conhecimento não é apenas um modismo, mas uma necessidade.
Com as tecnologias desenvolvidas, é possível seguir procedimentos adequados para construir condomínios ecologicamente viáveis. Entenda melhor a seguir como é possível implementar a sustentabilidade na construção civil, a fim de estabelecer uma harmonia entre homem e natureza.
Sustentabilidade na construção civil: entenda melhor a definição
Um empreendimento sustentável funciona com etapas que buscam reduzir a geração de resíduos. Elas otimizam o uso de recursos naturais e adotam práticas que garantam a viabilidade econômica e ambiental.
Uma menor degradação ambiental revela a importância da sustentabilidade na construção civil. Dessa forma, ela é estendida ao planejamento, à escolha de materiais, à execução e à manutenção da edificação.
Além disso, tecnologias sustentáveis na construção civil também são consideradas. Por isso, inclui-se a eficiência energética, a redução do consumo de água e o reaproveitamento de resíduos, ações que tornam os imóveis ainda mais atraentes para o mercado.
Práticas sustentáveis na construção civil
Em termos de práticas sustentáveis na construção civil, existem alguns princípios basilares que podem ser aplicados. Alguns deles são o uso de materiais sustentáveis e a eficiência energética. Saiba mais:
1. Uso de materiais sustentáveis
Escolher materiais sustentáveis na construção civil é o primeiro passo. Nesse quesito, materiais reciclados, recicláveis ou que tenham baixo impacto ambiental em seu ciclo de vida são utilizados.
Alguns dos exemplos são o uso de madeira de reflorestamento, de concreto reciclado, de tijolos ecológicos e de telhas solares. Esses materiais promovem uma construção mais sustentável, ajudando a reduzir a extração de recursos naturais e o consumo de energia.
2. Eficiência energética
Adotar tecnologias que reduzam o consumo de energia é uma prática essencial. Isso é capaz, inclusive, de diminuir custos operacionais de edificação. Alguns exemplos são sistemas de iluminação LED, isolamento térmico eficiente, e painéis solares, que são fontes renováveis de energia.
3. Gestão de resíduos
A gestão de entulhos e outros resíduos pode ser planejada adequadamente, com a reutilização para outras construções ou para a criação de novos produtos, como tijolos.
Nesse aspecto, esse tipo de reciclagem traz dois pontos positivos. O primeiro deles é ajudar a minimizar a quantidade de lixo enviado para aterros; o segundo, reduzir a extração de novos recursos naturais.
4. Captação e reuso de água
A água que vem de pias e de chuveiro é chamada de “água cinza”. Junto da água da chuva, o reaproveitamento e o armazenamento de ambas é feito por sistemas de captação hídrica.
Diante disso, não é preciso usar água potável, uma vez que a água armazenada será utilizada para funções não potáveis. Alguns exemplos são irrigação e descarga de vasos sanitários. Essa estratégia ajuda a reduzir o consumo hídrico.
5. Projetos bioclimáticos
Em relação à inovação, os projetos bioclimáticos ganham espaço. Eles consideram as condições climáticas do local durante a construção, valorizando a ventilação natural e o aproveitamento da luz solar.
Dessa forma, é possível assegurar o conforto térmico e reduzir o consumo de energia. Em consequência, os projetos bioclimáticos são saudáveis, inclusive para o bolso.
Tecnologias sustentáveis na construção civil
A tecnologia é a nossa maior aliada nos dias atuais. O seu avanço contribui para a sustentabilidade na construção civil. Alguns exemplos de uso são a energia solar, o BIM e as automações em casas e apartamentos.
1. Energia solar
Seja para gerar eletricidade ou para aquecimento de água, os painéis solares têm grande utilidade. Esse tipo de energia é renovável, já que é proveniente do sol. Além disso, reduz a pegada de carbono de um empreendimento imobiliário quando o assunto é sustentabilidade na construção civil.
2. Modelagem de Informações da Construção (BIM)
A tecnologia BIM (em inglês, Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em português) promove a eficiência em todas as etapas do processo. Com ela, engenheiros e arquitetos conseguem realizar um planejamento digital e integrado de uma construção.
3. Automação predial
Outra grande facilidade é a automação predial. Ela possibilita ligar e desligar aparatos tecnológicos por meio de inteligência ou de sensores, como iluminação, climatização e segurança de um edifício. Dessa forma, as automações otimizam o consumo de energia.
Conte com a Felicità Imóveis para encontrar um imóvel sustentável em Santa Catarina!
O planeta Terra precisa sobreviver às crises ambientais, e uma das maneiras de fazer isso é garantindo a sustentabilidade na construção civil. Adotar técnicas e materiais ecológicos, implementar tecnologias e inovação são alguns dos meios para isso.
Já pensou em conquistar um imóvel no litoral de Santa Catarina? Que tal um apartamento ou uma cobertura próxima ao mar em Balneário Camboriú ou em Itajaí, na Praia Brava? Conte com a Felicità Imóveis! Acesse o site e veja as melhores e mais sustentáveis opções para morar ou para investir!
- Artigo Anterior Noite em Balneário Camboriú: um guia para todos os gostos