condomínios residenciais
Brayann Germano

Área privativa e área comum são termos relativos a espaços particulares ou públicos que ainda causam um pouco de confusão. Ao comprar seu imóvel, especialmente em um condomínio, é fundamental compreender as diferenças entre eles para realizar a melhor escolha.

O que é área privativa?

A área privativa refere-se ao espaço exclusivo do proprietário dentro do imóvel. Ele é de uso livre, desde que não comprometa a estrutura do prédio. Portanto, os vizinhos não podem interferir.

Essa área inclui todos os ambientes que fazem parte do seu apartamento, casa ou sobrado, sendo eles: quartos, suítes, salas, banheiros, lavabos, cozinhas, varandas, closets, escritórios e outros.

Como calcular a área privativa?

Para calcular a sua parte privativa, você deve somar a metragem quadrada de todos os cômodos e espaços internos do imóvel. Esse cálculo inclui as varandas, as sacadas e as garagens, desde que elas sejam de uso exclusivo do proprietário.

A partir do resultado desse cálculo, você conseguirá entender o tamanho real do espaço que você estará adquirindo. Assim, conseguirá planejar melhor aspectos como decoração, quantidade de material para reformas, entre outros.

O que é área comum?

A área comum do condomínio inclui todos os espaços compartilhados pelos moradores. Ela contempla todos os corredores, as escadas, os elevadores, o hall de entrada, as áreas de lazer, as piscinas, os salões de festa, as academias e demais ambientes.

As áreas de uso que pertencem a todos os moradores e seus convidados não fazem parte da propriedade de nenhum deles. Porém, a manutenção de todos esses espaços deve ser compartilhada, sendo incluída nas taxas do condomínio.

Qual é a importância das áreas comuns?

As áreas comuns do condomínio são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dentro de um complexo residencial. Esses espaços proporcionam convivência, lazer e outras facilidades.

A valorização do imóvel está diretamente relacionada ao potencial das áreas comuns, afinal, elas têm um impacto direto quando o assunto é potencializar o conforto e garantir a satisfação dos moradores.

O que é área útil?

Além de área privativa e área comum, é interessante entender o espaço chamado área útil. Ele está contemplado no privativo, mas exclui seções que não são consideradas utilizáveis, como paredes, colunas etc. De modo resumido, essa é a parte efetivamente disponível para uso, circulação e mobiliário.

Assim, enquanto a parte privativa inclui tudo dentro do perímetro do apartamento ou da casa, a útil contabiliza apenas os espaços utilizáveis, excluindo elementos estruturais.

Portanto, quando você for realizar a compra de um apartamento, é importante saber qual é a área útil. Essa informação pode ajudar a planejar melhor a disposição dos móveis e a utilização do espaço.

O que é área total?

Por fim, a área total de um imóvel é a soma de área privativa e área comum proporcional do condomínio. Essa medida traduz a totalidade de um espaço que é direito de uso dos proprietários, incluindo os setores de uso compartilhado e os de uso exclusivo.

Entender essa totalidade de área é importante se você deseja ter uma visão ampla do investimento que irá realizar, sobretudo se o seu interesse é em um condomínio que conta com área privativa e área comum de alta qualidade.

O que avaliar antes de comprar um imóvel?

Analisar atentamente toda a documentação é o primeiro passo antes de finalizar a compra de um imóvel. Isso inclui a escritura e o registro da propriedade, por exemplo. Isso assegura que não há pendências ou irregularidades que possam comprometer a aquisição.

Ainda, tenha clareza sobre a diferença entre todas as áreas. Caso você não tenha muito conhecimento, converse com o corretor ou com o proprietário sobre as dimensões de cada uma. Para não ficar com dúvidas, é possível visitar o imóvel mais de uma vez para averiguar.

Durante as suas visitas, analise cuidadosamente se as condições de limpeza e de segurança dos espaços são uma prioridade nas áreas comuns. Além disso, avalie os demais custos envolvidos, como as taxas de condomínio, diretamente relacionadas com as facilidades da região.

Tenha em mente que os imóveis com boas áreas comuns e boa localização tendem a valorizar mais com o passar do tempo. Ainda, planeje a funcionalidade dos ambientes, para conseguir uma boa disposição do mobiliário.

Conte com a Felicità Imóveis para fazer a escolha certa!

Comprar um bom imóvel, com área privativa e área comum com boas dimensões é uma decisão muito importante. Avalie cuidadosamente esses aspectos para fazer um excelente investimento.

Se o seu interesse é morar ou investir em condomínios de luxo no litoral de Santa Catarina, especialmente em Balneário Camboriú ou na Praia Brava, em Itajaí, conte com a Felicità Imóveis! Conheça nossos apartamentos, coberturas e imóveis que aliam conforto, segurança e alta qualidade de vida para você e sua família!