A vistoria de imóvel é um processo necessário para verificar detalhadamente como estão as condições físicas de uma propriedade. Com isso, os locadores e futuros locatários, ou os vendedores e compradores, têm mais segurança e transparência, evitando futuros conflitos.
Nesse processo, o objetivo principal é documentar o estado no qual o imóvel se encontra, identificando danos e quaisquer problemas, para que as partes estejam cientes antes da ocupação. Neste artigo, entenda melhor sobre o que é uma vistoria de imóvel:
Importância da vistoria de imóvel
Tanto em casos de compra e venda quanto de aluguel, a vistoria de imóvel é uma garantia de que o apartamento ou a casa será entregue sob as mesmas condições acordadas. Especialmente em caso de locação, esse procedimento resguarda o inquilino e o proprietário após a entrega do laudo de vistoria do imóvel.
O laudo está incluso na legislação que regulamenta as locações, a conhecida Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991), a qual ressalta a importância da vistoria de imóveis urbanos. Nela, a casa ou o apartamento ocupado deve ser devolvido ao proprietário sem ser danificado, salvo o desgaste natural do uso.
Saiba quais são os tipos de vistoria de imóvel
Cada tipo de vistoria tem uma finalidade. Nesse sentido, a vistoria inicial é aquela realizada antes da ocupação do imóvel, independentemente se ele será vendido ou alugado, para fins de comparações futuras.
Já a vistoria de acompanhamento ocorre durante a ocupação do imóvel, sobretudo se o contrato de locação tem longa duração. Com ela, o proprietário pode verificar se o imóvel se mantém conforme combinado.
A vistoria final, como o próprio nome já diz, é realizada na entrega do imóvel, antes que as chaves sejam devolvidas. Ela utiliza o laudo de vistoria para verificar se houve algum tipo de desgaste além do natural.
Se o seu interesse é vender seu bem imobiliário, a vistoria de imóvel para venda segue os mesmos padrões de verificação, a fim de proteger o comprador de surpresas desagradáveis.
Como funciona a vistoria de um imóvel?
A inspeção minuciosa de todos os cômodos e de todas as áreas de uma casa, de um apartamento ou de outro tipo de imóvel é o foco da vistoria. Nesse sentido, as portas, as janelas, as instalações elétricas e hidráulicas, os pisos, as paredes, os tetos e todos os demais aspectos da estrutura são analisados e documentados.
Nesse momento, tudo ficará registrado no laudo, assinado pelas partes envolvidas na negociação, para assegurar de que ambas estão cientes das condições elencadas.
Quem pode fazer a vistoria de imóvel?
Tanto a vistoria de imóveis para locação quanto a de venda podem ser realizadas por diferentes profissionais. Isso vai depender do contexto, do tipo de imóvel e das necessidades do cliente.
De modo geral, corretores de imóveis estão aptos a realizar as vistorias, sobretudo em caso de contratos de curto prazo ou de vendas simples. Entretanto, para vistorias mais detalhadas, engenheiros ou arquitetos são os responsáveis por essa função, inclusive para imóveis de alto padrão ou para locações de longo prazo.
Além disso, hoje em dia, há no mercado empresas especializadas em vistoria de imóvel. Elas oferecem serviços imparciais e profissionais, também garantindo laudos completos, precisos e transparentes.
Responsabilidade do locador na vistoria de imóvel
Além do profissional que executará o laudo, o locador tem grandes responsabilidades antes de colocar seu imóvel para locação. O proprietário também deve verificar todas as condições antes que o contrato seja assinado pelas partes.
Algumas manutenções ao longo do tempo podem ser da responsabilidade do locador. Isso inclui problemas estruturais que surgirem inesperadamente, pois o imóvel sempre deve estar apto ao uso.
Checklist de vistoria de imóvel para locação: o que deve conter
Nenhum detalhe pode passar despercebido durante a vistoria de imóvel enquanto acontece o processo de negociação para um aluguel. Portanto, é comum utilizar um checklist de vistoria de imóvel para locação. Com esse documento, os profissionais se organizam da melhor forma, sem deixar nenhuma pendência.
No checklist, devem estar incluídos o funcionamento de portas e janelas; a verificação das instalações elétricas e hidráulicas; o estado dos pisos e dos revestimentos; a condição das paredes e da pintura; a condição de móveis e eletrodomésticos, se houver; e a inspeção de áreas externas, como garagens e jardins.
Conte com a Felicità Imóveis para encontrar seu futuro lar em Santa Catarina!
Como visto, a vistoria de imóvel tem o propósito de garantir que todo o processo de negociação seja realizado com transparência, ética e segurança, tanto para aluguel quanto para compra e venda. Portanto, é um procedimento indispensável para garantir que todas as partes estejam cientes e evitar conflitos futuros.
Se você quer viver em um imóvel seguro, confortável, dentro dos melhores padrões estruturais e com ótimas localizações em Balneário Camboriú ou na Praia Brava em Itajaí, a Felicità Imóveis pode te ajudar.
Confira as melhores opções de coberturas, de apartamentos próximos ao mar e de imóveis de luxo no litoral de Santa Catarina. Acesse agora mesmo o site e confira o seu futuro lar!
- Próximo Artigo Vantagens de morar em condomínio fechado